quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Os diversos sorrisos de ser COMUNIDADE MATER DEI





terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

AVISO!

BOM DIA AMADOS E AMADAS!

QUEREMOS AVISAR QUE HOJE (09/02/2010) É O DIA QUE NÓS, MEMBROS DA COMUNIDADE MATER DEI RENOVAREMOS NOSSOS COMPROMISSOS DE CONSAGRADOS....

ENTÃO:

NÃO TEREMOS GRUPO DE ORAÇÃO NA COMUNIDADE!

NOS ENCONTRAREMOS NOVAMENTE NO DIA 23/02/2010.

REZEM POR NÓS E FIQUEM COM DEUS!

BOA CONFISSÃO? -> EXAME DE CONSCIÊNCIA


Para você fazer uma boa confissão é preciso examinar a sua consciência, com a luz do Espírito Santo, com coragem, e nada a esconder do sacerdote, que ali representa o próprio Jesus.


RESPONDA PARA SI MESMO AS PERGUNTAS ABAIXO E REFLITA BEM SOBRE ELAS...



· Amo a Deus mais do que as coisas, as pessoas, os meus programas?
· Ou será que eu tenho adorado deuses falsos, como o prazer do sexo, antes ou fora do casamento, o prazer da gula, o orgulho de aparecer, a vaidade de me exibir, de querer ser "o bom", etc.?
· Eu tenho, contra a lei de Deus, buscado poder, conhecimento, riquezas, soluções para meus problemas em coisas proibidas, como: horóscopos, mapa astral, leitura de cartas, búzios, tarôs, pirâmides, cristas, espiritismo, macumba, candomblé, magia negra, invocação dos mortos, leitura das mãos, etc.? Tenho cultivado superstições? Figas, amuletos, duendes, gnomos e coisas parecidas? Procuro ouvir músicas que me influenciam provocando alienação, violência, desejo de sexo, rebeldia e depravação?
· Eu rezo, confio em Deus, procuro a Igreja, participo da Santa Missa nos domingos? Eu me confesso? Comungo?
· Eu leio os evangelhos, a Palavra viva de Jesus, ou será que Ele é um desconhecido para mim?
· Eu respeito, amo e defendo Deus, Nossa Senhora, os Anjos, os Santos, as coisas sagradas, ou será que sou um blasfemador que age como um inimigo de Jesus?
· Eu amo, honro, ajudo os meus pais, ou meus irmãos, a minha família? Ou será que eu sou "um problema a mais" dentro da minha casa? Eu faço os meus pais chorarem? Eu sou um filho que só sabe exigir e exigir? Eu minto e sou fingido com eles?
· Vivo o mandamento: "Honrar pai e mãe"?
· Como vai o meu namoro? Faço da minha garota um objeto de prazer para mim? Como um cigarro que eu fumo e jogo a "bita" fora? Ela (e) é uma "pessoa" com a qual quero conviver ou é apenas uma "coisa" para me dar prazer?
· Eu vivo a vida sexual antes do casamento, fora do plano de Deus? Eu peco por pensamentos, palavras atos, quanto a esse assunto: Masturbação, revistas pornográficas, filmes, desfiles eróticos, roupas provocantes? Vivo o homossexualismo?
· Eu respeito meu corpo e a minha saúde que são dons de Deus? Ou será que eu destruo o meu corpo, que é o templo do Espírito Santo, com a prostituição, com as drogas, as aventuras de alto risco, brigas, violências, provocações, etc.?
· Sou honesto? Ou será que tapeio os outros? Engano meus pais? Pego dinheiro escondido deles? Será que eu roubei algo de alguém, mesmo que seja algo sem muito valor? Já devolvi?
· Fiz mal para alguém? Feri alguém por palavras, pensamentos, atitudes, tapas, com armas? Neguei o meu perdão a alguém? Desejei vingança? Tenho ódio de alguém?
· Eu falo mal dos outros? Vivo fofocando, destruindo a honra e o bom nome das pessoas? Sou caluniador e mexeriqueiro? Vivo julgando e condenando aos outros? Sou compassivo, paciente, manso? Sei perdoar, como Jesus manda?
· Sou humilde, simples, prestativo, amigo de verdade?
· Vivo a caridade, sei sofrer para ajudar a quem precisa de mim?
· Partilho o que tenho com os irmãos ou sou egoísta?
· Sou desapegado das coisas materiais, do dinheiro?
· Sou guloso, vivo só para comer, ou como para viver?
· Eu bebo sem controle? Deixo que o álcool destrua minha vida e desgrace a minha família?
· Sou preguiçoso? Não trabalho direito? Deixo todas as minhas coisas jogadas e mal-arrumadas, se estragando?
· Sinto raiva de alguém é não perdôo o mal que me fizeram? Desejo vingança contra alguém? Sou maldoso? Sou invejoso? Ciumento? Vivo desejando o mal para os outros?


E AÍ, CONSEGUIU EXAMINAR SUA CONSCIÊNCIA? REVER AQUELES PECADOS MAIS ESCONDIDINHOS? ENTÃO APRESENTE-OS AO SENHOR E SE RECONCILIE COM ELE JÁ!!!


DEUS TE ABENÇOE!


"Sem JOELHO no CHÃO não há VITÓRIA."

O SACRAMENTO DA CONFISSÃO

A CONFISSÃO é o sacramento da misericórdia de Deus, é a festa do pecador arrependido.

"Aqueles que se aproximam do sacramento da penitência obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e ao mesmo tempo são reconciliados com a Igreja que feriram pecando e ao qual colabora para sua conversão com caridade, exemplo e orações." (Conc.Vat. II, LG 11)Cristo confiou o exercício do poder de absolver os pecados ao ministério apostólico. A este é confiado o "ministério da reconciliação" (2Cor 5,18).
O apóstolo é enviado "no nome de Cristo", e é Deus mesmo que, por meio dele, exorta e suplica. "Deixai-vos reconciliar com Deus" (2Cor 5,20)

Para uma confissão frutuosa

1 - Para confessar bem é necessária uma preparação imediata com a oração. Em seguida, faz-se um atento exame de consciência a partir da última confissão bem feita.Isto significa confrontar-se com a palavra de Deus para distinguir as próprias incoerências, defeitos e fraquezas em pensamentos, palavras, atos e omissões frente às exigências do Evangelho.
2 - Sentir dor e aversão dos pecados cometidos com o propósito de não mais incorrer nos mesmos erros.
3 - Confessar ao sacerdote, "embaixador de Deus", todos os pecados graves ou mortais segundo a espécie e o número; é muito útil confessar-se com frequência, mesmo os pecados vêniais, porque se recebe um dom da graça que dá força no caminho de imitação de Cristo.
4 - Fazer todo possível para reparar o mal. A absolvição apaga o pecado, mas não corrige todas as desordens que ele causou. Por isso perdoado do pecado, o pecador deve ainda recuperar a plena saúde espiritual. O exercício penitencial que o confessor sugere não é dado só para expiação dos pecados cometidos e para reparar eventuais danos causados, mas também como ajuda para iniciar uma vida nova e favorecer a plena reparação da enfermidade do pecado.Esta reparação é a expressão de uma revisão autêntica da vida, na qual o penitente procura suportar e reparar os efeitos maléficos de suas ações ou omissões, no seguimento de Cristo e em solidariedade com seus irmãos, sobretudo com aqueles diretamente atingidos pelos seus pecados.Ela pode consistir em orações, mortificações, e em obras de misericórdia.

Como confessar-se

Depois que alguém se preparou para a confissão com a oração e o exame de consciência, aguarda pacientemente sua vez invocando para si e para o próximo a luz do Espírito Santo e graça de uma conversão radical.
Aproximando-se do sacerdote, faz o sinal-de-cruz. O penitente pode escolher confessar-se com ou sem confissionário, ficar de joelhos ou sentado (onde houver possibilidade).Então pode iniciar a confissão dizendo: "Abençoa-me Padre, eu pequei".
Em seguida diz com a maior precisão possível o tempo transcorrido desde a última confissão, seu estado de vida (celibatário, casado, viúvo, estudante, consagrado, noivo ou namorado...) e se cumpriu a penitência recebida da última confissão.
Pode ainda levar ao conhecimento do confessor os acontecimentos nos quais se sentiu particularmente perto de Deus, os progressos feitos na vida espiritual...Segue-se a confissão dos pecados, com simplicidade e humildade, expondo os fatos que são transgressões da lei de Deus e que mais intensamente pesam na consciência.
São confessados primeiro os pecados graves ou mortais, segundo sua espécie e número sem perder-se em detalhes e sem diminuir a própria responsábilidade. Para se obter um aumento da graça e força no caminho de imitação de Cristo, confessam-se também os pecados vêniais.
Agora dispõe-se a acolher os conselhos e advertências do confessor aceitando a penitência proposta.O penitente reza o ato de contrição e o sacerdote pronuncia a fórmula da absolvição.O penitente despede-se do sacerdote respondendo à sua saudação: "Demos graças a Deus" e então permanece um pouco na Igreja agradecendo ao Senhor.
Ato de contrição
Meu Jesus, crucificado por minha culpa, estou arrependido(a) de ter pecado pois ofendi a vós que sois tão bom e mereci ser castigado(a) neste mundo e no outro. Perdoai-me, Senhor! Não quero mais pecar!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Consagração

Amanhã (09.02.2010) os Membros da Comunidade Mater terão seus compromissos de Leigos Consagrados renovados perante à Igreja.
Mais um encontro com Deus, confirmando seu chamado, obedientes à Ele.
Como Membros Consagrados, renovamos nossos compromissos a cada ano, demonstrando assim total entrega à Deus, e à Comunidade Mater Dei, colocando-nos a serviço da Igreja, sendo obedientes aos seus superiores, estando disponíveis para a missão própria do nosso Carisma, contribuindo assim, na história da própria Comunidade.

Reze por nós nessa terça-feira, intercendo por nossa vocação e pela Obra exercida por nossa Comunidade.

Deus os abençoe!

"Sem JOELHO no CHÃO não há VITÓRIA."